quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Você não é nada mais do que um produto do marketing, acredite!

Apesar de muito discutida pelos intelectuais, existe uma afirmação que diz que todos somos resultado do meio em que vivemos. Atualmente, ao menos que você more em uma tribo isolada da Africa ou da Amazônia, ou entre os beduínos no deserto do oriente médio, você está a cada segundo recebendo estímulos de marketing.  

Tudo o que somos ou o que fazemos foi decidido por alguém antes de nós. O que comemos, o que vestimos, o que assistimos na tv, qual a rede social que utilizamos, e até mesmo nossas opiniões sobre política, religião, família ou sociedade, tudo foi previamente decidido por alguém.

A roupa que você está vestindo agora, não foi você que criou, você apenas escolheu entre as opções que estão no mercado. Mesmo que você seja um estilista ou uma costureira, com certeza se baseou nos padrões já existentes para criar o que está vestindo.

Sua religião, também não foi opção sua. Se você tivesse nascido no Tibet, no Afeganistão, ou em uma tribo africana, com certeza acreditaria em outras coisas. Você só segue a religião que acredita, por que alguém influenciou você. Não importa se foram seus pais, seus amigos, um programa de tv ou a sociedade onde você vive, a decisão não foi sua, você apenas com o tempo passou a acreditar que foi você que decidiu. Podemos afirmar com convicção de que tudo aconteceu graças a uma forte estratégia de marketing religioso.

Se você é um vegan (Pessoas que não consomem nem utilizam qualquer alimento ou produto derivado de animais), saiba que não foi você que decidiu isso, até por que não foi você que inventou o veganismo. Alguém com bons argumentos o convenceu de que era o caminho certo a seguir, e isso meu amigo, é marketing.

O Marketing Político influência diretamente qual será o candidato eleito. Também define suas opiniões e pode até mesmo mudar o destino de toda uma sociedade. Lembre por exemplo da propaganda nazista e da propaganda comunista, que conseguiram mobilizar milhões de pessoas em prol dos delírios de alguns ditadores, e que são copiadas até hoje pela propaganda liberalista norte americana, que dita o que devemos ser e no que devemos acreditar, moldando nossos valores e nossos sonhos.

As vezes chego a pensar que o marketing é algo acima do bem e do mal. As vezes Divino, as vezes Diabólico. Inspirador, porém manipulador. Pode ser usada para o bem, ou para o mal, depende de quem usa e de como usa.

Enfim, eu poderia ficar horas aqui divagando sobre o assunto, mas acho que vou parar por aqui, abrir uma garrafa de vinho, e continuar a filosofar sozinho, pois daqui a pouco começa 2012, e eu voltarei a realidade, como apenas mais um servo e ao mesmo tempo produto do marketing.

 

Por Olimpio Araujo Junior - www.gestordemarketing.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!