sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Entenda o significado das cores no seu material publicitário, rótulo, logomarca…

No momento de criação e desenvolvimento da sua marca ou do material de divulgação do seu produto ou serviço, escolher a cor adequada pode ajudar nas vendas. Acredite, existe sim uma cor ideal para cada trabalho ou cada área. Segundo estudiosos, as cores podem influenciar as pessoas. Pois, observadas através da visão, elas chegam até o cérebro. Assim, provocam diferentes reações em cada indivíduo. Logo, para o melhor aproveitamento do produto, conhecer o que cada cor pode representar, é a melhor maneira de atingir o público-alvo ideal. Mesmo que consideradas de entendimento subjetivo, algumas cores possuem significados universais.

 

Confira alguns dos principais significados:

Branco, utilizado para mostrar a tranquilidade, limpeza, infinito, paz. Deve ser usado com outras cores, já que sozinha pode significar tédio.

Amarelo, normalmente bem empregada em diferentes publicidades. É alegre, jovem, representa o sol, calor. Quando muito usada, pode não indicar credibilidade, falta de responsabilidade.

Laranja, é uma cor quente, viva, comunicativa.

Vermelho, pode representar coisas boas e ruins. Sentimentos como paixão, desejo, que caminham ao lado da força, raiva, briga.

Roxo, para muitos também significa o poder.

Lilás, muitos acreditam ser a cor do mistério, da espiritualidade de cada pessoa.

Rosa, associada ao feminino. Remete aos sentimentos, compaixão, fragilidade.

Dourado, remete à ideia de algo nobre, poderoso. Utilizado sozinho, pode significar exagero.

Bege, ou nude como é conhecida no mundo da moda, esta cor representa o conforto, clássico, neutro.

Marrom, chamam de cor do outono, uma cor que significa solidez ou segurança.

Preto, representa a ausência de cor. Indicado para representar a sobriedade, elegância, e o silêncio. Designers usam normalmente para acabamentos, ou em alguns objetos.

Cinza, lembrado sempre a partir do céu, em dias frios. É uma cor neutra, normalmente quando usada sozinha, não é entendida como algo positivo.

Prata, é associado às novidades, moderno. Em conjunto com a cor preta, pode indicar qualidade.

Verde, é uma cor tranquilizante. Representa as matas, florestas. Seus significados normalmente são sempre positivos.

Azul, cor que indica calma. Pode representar a devoção, confiança.

Em resumo, as cores são interpretadas de maneiras diferentes. Quando usadas sozinhas, nem sempre atingem os objetivos pretendidos. Mas, sempre que associadas com demais cores, atingem o efeito desejado. Vai do designer entender o que o cliente busca, e explicar para este, qual é a melhor opção para o produto a ser desenvolvido. Use sempre a lógica e bom senso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!