quinta-feira, 8 de abril de 2010

Incorporando sons em apresentações do PowerPoint

Os sons exercem uma influência misteriosa em nossos sentimentos...

Imagine uma cena de ação sem um audio apropriado......

Da mesma forma, é interessante receber uma apresentação do PowerPoint com uma música bacana rodando ao fundo... Parece que a apresentação torna-se mais real....

Muitas pessoas reclamam que inserem sons em apresentações do PowerPoint, mas o som só é reproduzido quando a apresentação é visualizada no próprio computador. Enviando a apresentação por e-mails para amigos, eles nada ouvem. Isso ocorre quando se insere sons usando a opção “Inserir sons” e escolhendo “do arquivo”. Com esse método, em vez de incorporar o som realmente na apresentação, o PowerPoint apenas grava o caminho que leva ao local onde se encontra esse arquivo. Dessa forma, para que o som seja ouvido em outro computador, só enviando junto com a apresentação, o próprio arquivo de som.

Com o método que iremos descrever, o som ficará de fato incorporado à apresentação, fazendo parte dela, podendo ser ouvido em qualquer computador. Veja o que deve ser feito:

1) Abra a apresentação com o PowerPoint clique em “Inserir” > “Filmes e sons” > “Gravar sons”. Isso fará que se abra o Gravador de Sons do PowerPoint.

2) Deixe de lado por enquanto o gravador, e clique no ícone “volume” existente na barra inferior do Windows, próximo ao relógio. Vai se abrir uma janela com os controles de volume para reprodução. Clique então em “Opções” e escolha “Propriedades”. Será aberta uma nova janelinha onde a opção “Reprodução” já está selecionada. Clique na opção “Gravação” para que ela é que fique selecionada, e dê o “OK”. Uma nova janela se abrirá, mostrando os locais onde poderá ser injetado o som que quiser gravar, cada qual com seu controle para ajustar o nível do sinal, e tendo abaixo de cada um a opção “Selecionar”. Clique no quadradinho referente à entrada “Stereo Mixer” e deixe seu controle de volume na metade do curso aproximadamente. Com essa configuração, qualquer som que for reproduzido pelo seu computador através do Windows Media Player ou qualquer outro player que utilize, será encaminhado ao gravador.

3) Deixe aparecendo na tela o slide da apresentação onde deseja que o som comece a ser reproduzido. E depois (a parte um pouco mais difícil…) Abra seu player de áudio, escolha a música que deseja incorporar na apresentação, inicie a reprodução e com a maior rapidez possível, volte à tela do PowerPoint e clique no botão redondo do gravador para que a gravação seja iniciada. Note que no gravador há um medidor de tempo de gravação. Você pode, portanto, gravar a música inteira ou apenas uma parte, caso queira que ela seja executada em apenas algum slide. O projeto é seu, portando você é quem decide! Para interromper a gravação é só clicar no botão quadrado. Não esqueça de dar o OK depois, para que a gravação seja incorporada à apresentação. De inicio, grave apenas alguns pequenos trechos da música e rode a apresentação para verificar como o som ficou. Caso o volume esteja muito baixo ou seja excessivo – causando distorções – use o controle de volume do player que está sendo usado na reprodução para aumentar ou diminuir o nível do sinal, até que o som fique perfeito.

4) Com isso, no meio do slide irá aparecer o ícone de um alto=falante. Para que ele não prejudique a imagem, clique nele e o arrasta para um dos cantos ou em qualquer outro lugar que queira.

5) Passamos agora para a parte final: a configuração para a reprodução do som. Clique na opção “Apresentações” e escolha “Personalizar animação”. Isso abrirá uma janela com várias abas em sua metade, já estando acionada a aba “Configurações de Multimídia”. No lado esquerdo aparecerá uma lista dos itens que fazem parte do slide. Clique no quadradinho referente a “Mídia 1” para seleciona-la. Selecione “Executar usando ordem de animação” (se já não estiver clicada), escolhe “Continuar a apresentação” e no item “Parar” escolha entre “após o slide atual” se que o som apenas naquele slide, ou coloque o número do slide na opção “Após” para determinar quando o som será interrompido. Caso queira que o som seja interrompido durante toda a apresentação, mande parar um slide após o último que houver, ou seja, se a apresentação for composta por 8 slides, mande parar no 9.

6) Ainda nessa mesma janela, clique na aba “Ordem e andamento” e escolha a forma como você quer que a música (que no caso é chamada de “animação”) seja iniciada: ao clicar o mouse ou automaticamente após o número de segundos que você determinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!!!!